CRÔNICA: Sexta-feira da farra ou do azar?

Cruzar com um gato preto dá azar. Quebrar um espelho então…ihhh sete anos sem sorte na vida. Passar por baixo de uma escada ou placa, deixar chinelo ou sapato de cabeça para baixo, abrir guarda-chuvas dentro de casa…

Se alguém acordar com o pé esquerdo é melhor sair de perto! Se for beber, não esqueça de brindar! Se não são sete anos sem trepar! Credo… bata na madeira três vezes!

E quando chega sexta-feira 13 então… aí é melhor nem sair de casa! Qualquer trânsito que pegamos, briga com namorado, café que derrubamos, puxões de orelha do chefe, tropeço ou algo que não sai como o planejado, a culpa claro, é da data! Mesmo que essas coisas aconteçam todos os dias.

Superstições… podem não ser comprovadas cientificamente, mas na dúvida, melhor não arriscar!

Imagem

O número 13

Dia 11/04/70. A soma dos algarismos resulta no número treze. Às 13 horas e 13 minutos desta data, era lançado o Apollo 13 à Lua, que no dia 13 de abril de 1970, teve a missão abortada depois de uma explosão em um dos tanques de oxigênio.

Na numerologia, o 12 é considerado completo, como os doze meses do ano, as doze tribos de Israel, os doze apóstolos de Jesus ou as doze constelações do Zodíaco. Já o número 13, é considerado irregular, sinal de infortúnio.

Um dos responsáveis por ter dado a fama de “azar” para este número, pode ter sido um banquete, para o qual doze deuses foram convidados. Loki, o espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado causando briga, que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.

Ainda há a explicação da Santa Ceia, quando treze pessoas sentaram à mesa e duas delas, Jesus e Judas, morreram em seguida.

É comum encontrar prédios que não tenham o 13º andar ou aviões que “pulam” a poltrona deste número. E se você for um dia recorrer às forças místicas, reze para a 13ª carta do Tarô não sair… é “A Morte” batendo em sua porta. O significado varia de grandes mudanças e fim necessário à destruição e fatalidade.

Imagem

Mas esse número lembra-me o Zagallo, único a possuir quatro títulos mundiais, o primeiro a ter conquistado Copas do Mundo como jogador e como treinador e que ao longo da carreira fez trocadilhos com seu número preferido: o 13, claro.

De acordo com a numerologia, se somarmos os algarismos 1+3, o resultado é um número compreendido como forte indício de boa sorte.

Então não pode ser tão ruim assim…

Enfim, sexta!

Seria muito mais saudável se todos ligassem a sexta-feira apenas à farra e ao começo do fim de semana. Três dias de cerveja, churrasco, descanso e risadas. Mas não… o pobre dia foi crucificado junto com Jesus, na Sexta-Feira da Paixão.

O outro responsável pela fama que a data ganhou foi o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no período medieval. Eles eram politeístas e adoravam à deusa do amor e da beleza, Friga. Quando se converteram à fé cristã, passaram a amaldiçoá-la como bruxa. A partir daí, ela passou a se reunir com outras onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra a humanidade.

Já para o Judaísmo, o dilúvio teria acontecido numa sexta-feira, quando Eva ofereceu a maçã ao Adão.

Ainda há a versão que conta que no dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, membros dos Cavaleiros Templários foram perseguidos, presos, torturados e executados depois que o rei Felipe IV foi recusado a se filiar à ordem religiosa.

O Ato Institucional número 5, AI-5, é considerado o mais duro golpe na democracia, dando poderes quase absolutos ao regime militar. O dia em que foi assinado? 13 de dezembro de 1968.

E direto do túnel do tempo, lá no século XVIII, a Marinha Britânica teria organizado uma tripulação para um navio chamado H.M.S Friday (sexta-feira em inglês) que foi lançado neste mesmo dia da semana, com o capitão James Friday. O objetivo era acabar com a superstição, mas segundo a lenda, o navio desapareceu para sempre.

Não é que a fama da data rendeu até um nome específico para o medo da sexta-feira 13? Paraskevidekatriafobia, do grego Paraskeví (sexta-feira) e dekatreís (13).

Imagem

Para ajudar ainda mais, o cinema norte-americano lançou a famosa sequência de filmes de terror protagonizada por Jason Voorhees, serial killer que assassina praticamente todo o elenco em uma sexta-feira.

Quem não fica nada contente com essa Paraskevidekatriafobia são os Estados Unidos, que de acordo com uma matéria publicada na National Geographic em 2004, perdem cerca de 900 milhões de dólares nas sextas-feiras 13, por conta das pessoas que se recusam a fechar qualquer negócio nesta data.

Mas para o mundo artístico parece trazer sorte

As bruxarias do Harry Potter não ficaram apenas nas telonas. Os produtores do quinto filme da sequência escolheram nada menos que uma sexta-feira treze para o lançamento que aconteceu em julho de 2007. E essa é a série cinematográfica de maior bilheteria de todos os tempos, com 7 bilhões e 700 milhões de dólares em receitas em todo o mundo. Todos os filmes estão na lista dos 50 de maior bilheteria da história.

O nome da famosa banda de heavy metal, Black Sabbath para começar, já foi inspirado em um ritual de magia negra. Então, lançar o primeiro álbum homônimo no dia 13 de fevereiro de 1970 e o primeiro single do novo trabalho do vocalista, a faixa “I Don´t Want to Stop” em uma sexta-feira treze, foi “fichinha”.

Já Fidel Castro, Margareth Tatcher, as gêmeas Mary Kate e Ashley Oslen, Samuel Beckett e Thomas Jefferson são alguns dos que não puderam escolher a ligação com a data, mas nasceram simplesmente no dia 13 de algum mês, ao longo de uma feliz sexta-feira.

E a sua, como será? Com gatos pretos passando por baixo de uma escada ou tomando umas boas cervejas com os amigos no bar? Só cuidado para não chamar apenas 12 companheiros…

Imagem

Imagem

Anúncios

Uma resposta para “CRÔNICA: Sexta-feira da farra ou do azar?

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

agenda

setembro 2013
D S T Q Q S S
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Blogs que seguimos

Cia Fios de Sombra

Teatro de Animação

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

CorpoInConsciência

consciência corporal corpo inconsciência integração equilíbrio resistência alongamento respiração alimentação consciência

Educação Política

mídia, economia e cultura - por Glauco Cortez

%d blogueiros gostam disto: