MEMÓRIA: Chuva fina – outra história sobre 10 de setembro (texto colaborativo)

– É o carro do Toninho no barranco,  Suplicy.

– Tem certeza?

– Tenho.

Somos surpreendidos por flashes vindos da câmera do jornalista Carlos Bassan, que vem na nossa direção perguntando o que havia acontecido com o prefeito. Fico mudo, dirijo-me ao carro e vejo o corpo de Toninho. O que se segue é minha briga física com o fotógrafo e amigo, que quer a imagem histórica e eu só tenho raiva com a cena…

Engraçado como depois de 12 anos essa imagem não é a mais importante que tenho do prefeito. A imagem que ficou comigo é do “prefeito maluquinho”, corajoso e espirituoso, teimoso e desconfiado, capaz de gestos tão simples e complexos como as ideias e sonhos que carregava, de discursar sobre o direito das pessoas a cidade e minutos depois empinar uma pipa com um garoto no terraço da prefeitura.

Imagem

Lembro-me de Durval de Carvalho pedindo pra nos buscar (a juventude) no ginásio da Unicamp no dia da apuração dos votos. No meio de milhares de pessoas, Toninho pedia que eu e mais um bando de moleques o jogássemos para cima. “Joga que deu sorte”, disse ele. O prefeito subiu e desceu várias vezes embalado pelos nossos braços, pra depois  respirar aliviado e dar a volta olímpica em nossos ombros.

A primeira vez que o “jogamos” para o alto, foi logo após o primeiro debate nas prévias internas do PT. A cada debate interno, repetíamos o feito, que depois foi repetido no dia da prévia, depois em cada debate de campanha nas emissoras de TV e rádio, e nas vitórias de cada turno.

“Isso não vai dar certo!”, disse um Toninho pálido na primeira vez, para na vigésima vez, pedir que o jogássemos para o alto novamente. Sempre confiando “desconfiando”, e aliviado quando chegava ao chão.

Lembro-me de uma duríssima reunião que Toninho teve com os empresários do setor de transporte. De terno impecável e expressão firme, Toninho condicionara o aumento da passagem do transporte ao retorno dos cobradores e a renovação da frota de ônibus. Ao sair da reunião, alguém percebeu que Toninho calçava uma chuteira, dessas de travas baixas.

– De chuteira Toninho? O que é isso?

– Sou português,  vocês não falaram pra eu ir na canela deles? Precisa de chuteiras para isso…

Diferente dos políticos mais tradicionais que têm receio de “povo”, Toninho sentia-se em casa no meio de “gente”.

– Vamos subir a avenida Otávio.

– Certeza? não quer esperar ninguém?

-Esperar quem? Vamos, vamos…

E lá fui eu atrás dele, que não gostava do palco de autoridades e decidiu subir a pé e sozinho a avenida do carnaval.  Parando sempre que alguém falava seu nome, mesmo que fosse para um simples aperto de mão ou  uma tirada espirituosa.

Ainda na campanha que o elegeu, lembro-me de passarmos ao lado de um campo de futebol, onde rolava uma “pelada organizada”, dessas com uniforme,  juiz e bandeirinhas. O goleiro de uma das equipes não aguentou ao ver Toninho e gritou seu nome de longe. E lá foi o maluquinho invadir o campo para dar uma abraço no goleiro. Nesse momento o esperto  atacante adversário fez o gol e os dois times caíram na gargalhada.

Toninho não era perfeito e nem de “fácil” trato. Sua teimosia era tão famosa como sua lealdade e generosidade com os companheiros mais próximos. Quando não era convencido de algo, era duro movê-lo em qualquer direção, “empacava” mesmo. Quando acreditava em algo, se movia em uma velocidade de raciocínio e de ação que era difícil de ser acompanhado por sua equipe.

Imagem

O luto ainda não foi superado. Falta saber o que aconteceu. A Justiça deve isso a família e à cidade de Campinas.

Mas naquele dia 11 de setembro de 2001, debaixo de uma chuva fina e ouvindo notícias de um certo ataque nos EUA, enquanto nos revezávamos em um carro de som organizando a fila do velório e depois a marcha fúnebre,  ouvíamos de vários senhores e senhoras, gente que já viveu mais de 70 anos e que apelidou Toninho de “Arquiteto do Povo”, que deveríamos agradecer o “menino” e lembrar dele por toda a vida, e não por aquele dia especificamente.

A raiva e o ódio com o crime covarde me impediram durante anos de entender o significado daquele conselho. Hoje eu acho que entendo, e sou grato por isso.

Imagem

Imagem

2 Respostas para “MEMÓRIA: Chuva fina – outra história sobre 10 de setembro (texto colaborativo)

  1. Penso que essa vergonha tem que ser esclarecida doa a quem doer.

  2. Ana Maria Sartori

    Penso que a pessoa que tirou a vida de Toninho e uma.pessoa que esta com a passagem comprada para o inferno.

O que você pensa sobre isso?

agenda

setembro 2013
D S T Q Q S S
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Blogs que seguimos

Cia Fios de Sombra

Teatro de Animação

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

CorpoInConsciência

consciência corporal corpo inconsciência integração equilíbrio resistência alongamento respiração alimentação consciência

Educação Política

mídia, economia e cultura - por Glauco Cortez

