CONTO: O mar não é de todos

marO dia estava de sol. Sabe aquele sol convidativo que chega sem pedir licença e vai abrindo a janela de cortinas claras? Sabe, né? Eu sei que você sabe por que eu também sei. E sei tanto que me rendi a ele. E estou sentada de frente, na porta do pensado infinito. De frente para o mar. Há pedras duras. Algumas cadeiras. Poucos turistas. Afinal, é inverno. E não costumam lotar os hotéis e pousadas nesta época, os turistas. O lugar era estranho. Estranho de tanta beleza. Profunda maravilha entre árvores, arbustos de plantas nada ornamentais, apenas floresta. Mata Atlântica? Sim, estou na encosta que divide o mar dos outros estados. Ele não poderia ser para todos mesmo, o mar. Não mesmo! E nem por isso ele é egoísta, veja bem. Nem por isso o mar deixa de ser o mar. Local. Casa de minha mãe. Banho das ostras. Repouso nada tranquilo do marinheiro, do pescador. O mar, de dentro de sua finita grandeza, me abraça como um amigo anão íntimo. O mar, na sua beleza, reflete em mim possibilidades tamanhas que se conjugam rapidamente. E me agarro nelas. E ali, naquele meio de gente (pouca gente), ela esticou suas pequenas pernas para que o sol a esquentasse. A pequena filha do casal ao lado – os que dividiam o sol – sem querer poetou sobre uma poesia do nosso país chamada Hino Nacional. “Deitada eternamente em berço esplêndido, ao som do mar e a luz do céu profundo (…)” ela tentava se aquecer do tibum frio da água e do vento lateral que insistia em soprar em nossos ouvidos. Ela fez uso das rimas para compor a minha poesia visual. Lá, esticada na areia lavada da maré de ontem, a pequena humana encantou meus olhos com o real transcrito em palavras. E agora o hino ecoa pela praia mansa… e se faz junto ao som do mar. Grande mar de mistérios imensos para homens pequenos. Grande mar de pessoas fugitivas de suas vidas cotidianas. Grande mar de pura poesia.

assinaturas

O que você pensa sobre isso?

agenda

setembro 2013
D S T Q Q S S
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Blogs que seguimos

Cia Fios de Sombra

Teatro de Animação

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

CorpoInConsciência

consciência corporal corpo inconsciência integração equilíbrio resistência alongamento respiração alimentação consciência

Educação Política

mídia, economia e cultura - por Glauco Cortez

