ENSAIO PESSOAL: Ensaio sobre a amizade

O entorpecimento causado pelas várias cervejas ingeridas a goladas não era suficiente para esconder o medo de partir. O boteco estava cheio. O voo era dali a algumas horas. Brinde, cantoria, promessas. “Nossa amizade nunca vai acabar. Eu sempre voltarei para Natal”. O tempo corria.  O coração mais apertado a cada compasso.

amizade 5A breguice já aparecia como mais uma integrante do grupo. “Amigos para sempre é o que nós iremos ser, na primavera ou em qualquer das estações, nas horas tristes, nos momentos de prazer, amigos para sempre”, cantávamos abraçadas e desinibidas na frente do tecladista do bar.

As lágrimas insistiam, mas ainda não era o momento. Olho para a fonte pública em frente ao bar e tenho uma ideia “brilhante”. Keity é a parceira escolhida para a empreitada. Fazia calor. Ainda era verão.

Atravessamos a avenida movimentada a passos trôpegos. Escalamos o batente de concreto e pulamos na água. A bebedeira me fizera esquecer o celular no bolso. Já viajaria para Campinas sem o telefone comigo. Naquele momento, pouco importava. O amadurecimento exigido para eu enfrentar sozinha uma nova vida chegava a doer. O ano era 2005 e eu acabara de completar 18 anos. Todos eles vividos na capital do Rio Grande do Norte.

Já no avião, o choro sincero e o aparente desespero fizeram a comissária de bordo perguntar se eu estava bem. Estava? Era isso mesmo que eu queria? Respostas complexas que não poderiam ser dadas naquele momento. Fiz que sim com a cabeça. Adormeci abraçada ao meu travesseiro.

“Eu quero ter um milhão de amigos”

amizade 2Quando Roberto Carlos faz a afirmação acima na canção “Eu quero apenas”, pode soar exagerado, mas faz algum sentido. De acordo com pesquisas de importantes universidades norte-americanas, quanto mais amigos tivermos, melhor.

Em 1937, a Universidade de Harvard começou o maior estudo já realizado sobre a saúde humana. O projeto acompanha voluntários de todas as idades e perfis que têm suas vidas analisadas e passam por exames periódicos. Eles sempre têm que responder à pergunta: “O que faz uma pessoa saudável?”

Engana-se quem associa a saúde somente a bens materiais ou à genética. A pessoa que afirmou pela primeira vez que “dinheiro não traz felicidade” poderia ter acrescentado que também não é sinônimo de saúde. Mais do que dinheiro, são os amigos o principal indicador de bem-estar na vida de alguém.

O estudo vai além e comprova que ter laços fortes de amizade aumenta inclusive nossa vida em até 10 anos e previne uma série de doenças.

Enquanto escrevo no computador, meu celular apita ao lado. São as minhas amigas de Natal conversando no grupo do whatsApp. Comento alguma coisa e volto a me concentrar. Quase nove anos se passaram desde o episódio da fonte. Uma delas se casou. Duas estão noivas. Uma virou empresária. Outra foi morar recentemente na França. Entretanto, sempre que possível tento participar da vida de cada uma, mesmo à distância. E as mantenho a par da minha. Me sinto privilegiada por isso.

“Maria do Socorro”

Festa da Uva e do Vinho de Vinhedo. O ano era 2005. Ainda me adaptando à rotina de universitária na cidade de Campinas, amizade 3interior de São Paulo, combino de assistir ao show da banda Capital Inicial com um casal e uma colega do curso.

Na ocasião, estávamos de carona com o casal. Entretanto, logo nos perdemos deles. Para fazer jus à temática da festa, compramos um vinho. Desastrada, derrubei a bebida em cima da minha calça jeans e um pouco na minha parceira de show. Um dos vendedores nos ensinou a técnica de tirar a mancha do vinho tinto com gelo (ainda uso essa técnica até hoje) e, com parte das roupas molhadas, porém sem marcas da bebida, seguimos para o local onde a banda iria se apresentar.

Dinho Ouro Preto, o vocalista do Capital, era, digamos assim, meu “muso” na época. E como boa tiete, tentei em vão subir no palco. Tanara sempre do meu lado. Com direito a muitas risadas e broncas do pessoal da organização do evento, nos tornamos cúmplices naquele momento. Um passo apenas para uma grande amizade.

Mas que ligação tão forte é essa que existe entre os amigos? Pesquisadores de vários países dizem que o responsável por isso é a ocitocina, conhecida como o hormônio do amor. Produzido no cérebro, a ocitocina produz um sentimento de confiança que ajuda a criar laços de amizades entre as pessoas.

E se as amizades forem novas, mais esse hormônio é liberado. Isso porque há estudos comprovando que amigos antigos não estimulam a liberação de ocitocina, a não ser quando você os reencontra depois de muito tempo longe.

Por outro lado, quanto mais tempo conhecemos alguém, geralmente o vínculo de amizade vai se tornando maior. A explicação para isso é porque há mais ocitocina no organismo durante a juventude, o que facilita a criação de relações mais profundas. Isso e o convívio, claro. Conclusão que podemos tirar disso tudo? Seja antigo ou recente, ter amigos é bom demais.

2007. A caminho da balada coloco o cd “Samba Meu” da Maria Rita. Tanara está sentada no banco do passageiro. Expectativas altas comuns a solteiras em uma sexta ou sábado à noite. Toca a música “Maria do Socorro”. “Tanara, sua música!” – grito entre gargalhadas. Nunca entendi o porquê elegi “Maria do Socorro” como sendo a música da Tanara, mas até hoje sempre lembro dela quando a canção toca.

Oitavo andar

amizade 4A formatura em jornalismo aliada à presença da minha família e de alguns amigos de Natal fizeram daquele final de semana de 2009 um dos mais completos da minha vida.

Até então apenas meus familiares haviam estado em Campinas. Na época, era para eu já ter me mudado de apartamento, mas a burocracia havia atrasado a mudança e eu tinha o desafio de encaixar 11 pessoas (incluindo eu) em menos de 50 metros quadrados. Minha irmã e minha sobrinha desistiram da empreitada e se hospedaram no mesmo hotel que meus pais.

Como missão dada é missão cumprida (já disse o Capitão Nascimento um dia), Keity, Paulinha, Livinha, Lirane, Júlio, Camila, André, Juliana e eu conseguimos, não sem muitas histórias para contar, passar um final de semana nos espremendo no meu “apertamento” no oitavo andar do edifício San Cyro, no Bosque. O grupo representou à altura as amigas que não puderam me prestigiar.

Começou a chegar gente no meio da semana. Depois de um tour pelos meus botecos preferidos, terminamos uma das noites em uma balada sertaneja típica do interior de São Paulo. Teve direito até a doses de pinga. Na sexta, era o dia da colação de grau e jantar de formatura. No sábado, o baile. O sorriso e lágrimas emocionadas dos meus pais aliados ao orgulho traduzido em abraços e beijos. A valsa coroou a noite da realização de um sonho. O primeiro de muitos que vieram e que ainda virão.  As cadeiras viraram palco. Por fim, quase fomos varridos do salão, que só deixamos quando as luzes se acenderam.  No dia seguinte, as despedidas. Um até logo dito em tom de ressaca e agradecimento.

Como diz Milton Nascimento, “amigo é (mesmo) coisa para se guardar do lado esquerdo do peito”. E se faz bem à saúde, melhor ainda.

assinaturas3

4 Respostas para “ENSAIO PESSOAL: Ensaio sobre a amizade

  1. Paulline

    Que lindo! Que belas palavras! Ainda bem que você é cercada de amor para nos proporcionar essas palavras lindas!

  2. Tanara

    Lindo lindo lindo.. Me emocionei.. Não só pela minha presença mas pela sinceridade das palavras. Você é iluminada por ter todas as pessoas que te amam ao seu lado. Parabéns.

O que você pensa sobre isso?

agenda

setembro 2013
D S T Q Q S S
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Blogs que seguimos

Cia Fios de Sombra

Teatro de Animação

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

CorpoInConsciência

consciência corporal corpo inconsciência integração equilíbrio resistência alongamento respiração alimentação consciência

Educação Política

mídia, economia e cultura - por Glauco Cortez

