OPINIÃO: “Tem que ser muito valente para celebrar a amizade sem medo do que os preconceituosos vão dizer” (texto colaborativo)

Foi muito legal o gesto e a atitude do Emerson, um cara que ganhou três campeonatos brasileiros em sequência, foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes. É o herói de uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil, está no auge da carreira e tem um baita crédito. Além de tudo isso, tem dinheiro e condições de se defender, física ou
juridicamente, de qualquer um que discorde dele.

Mas e se não fosse a “amizade” que o jogador estivesse celebrando? Fosse o amor ou um simples tesão? E se o problema não fosse o que os “preconceituosos vão dizer”, mas sim a dor da humilhação, a agressão física ou a morte? Se o beijo “amigo” criou essa chiadeira, imagine se fosse algo mais?

E se não fosse o famoso jogador e sim um adolescente urbano ou rural, das camadas mais populares, demonstrando sua amizade ou seu amor por outro adolescente?

Não deveria ser sinônimo de “valentia” demonstrar o que se sente. Mas no Brasil é. É sinônimo de muita coragem. Vivemos um verdadeiro genocídio de gays no Brasil. O assassinato de 1,3 mil gays em seis anos revela números que “fazem inveja” a conflitos armados em diversos países do mundo.

Um gay é morto a cada 28 horas no Brasil. Outros milhares são agredidos e humilhados todos os minutos. Em um país que se orgulha de sua tradição pacífica (?) e acolhedora, sobram motivos para ficar escandalizado com tais números. (Grupo Gay da Bahia-GGB)

O futebol deu exemplos espetaculares sobre tolerância e generosidade em toda sua história. Do Vasco que aceitou negros com orgulho, quando estes eram obrigados a passar pó para “embranquecer” em outras equipes. Da Portuguesa Santista que se recusou a entrar em campo em uma excursão pela África por ter sido solicitada a exclusão de uma atleta negro, em um episódio que transformou-se depois na primeira
declaração pública do Estado brasileiro contra o racismo.

Se existe um espaço de convívio social no Brasil em que um grande exemplo poderia gerar um efeito histórico e em cadeia contra a homofobia, esse espaço é o futebol. Não existe espaço mais machista e beligerante, mas também não existe espaço mais querido e reverenciado pelo nosso povo.

Um atleta que se assuma. Um jogador que admita a existência de gays no futebol, assim como existem em todos os outros lugares. Um único “herói” que olhe para as câmeras e diga que ser diferente é normal. Ser diferente é legal.

Se nossos jogadores influenciam milhares e milhares de crianças e jovens a consumir o tênis da moda, imaginem um chamado de um desses “heróis” para o exercício da tolerância e fraternidade? E antes que algum Bolsonaro da vida diga que isso é apologia ao homossexualismo, digo que é apenas um apelo a paz e ao direito das pessoas de serem o que são, inspiradas pelo esporte que mais amamos.

Algum candidato?

Imagem

assinaturas TATA Otavio

Anúncios

4 Respostas para “OPINIÃO: “Tem que ser muito valente para celebrar a amizade sem medo do que os preconceituosos vão dizer” (texto colaborativo)

  1. Juliano

    Excelente análise! Pena o futebol ser tão brucutu ainda!

  2. Elisandra Camilo

    Belo texto! Bom seria se as pessoas realmente pensassem em respeitar o próximo, fala-se em país democrático, da diversidade, etc… mas na prática isso ainda é um grande mito

  3. Supermario94

    Acho que a situação de ”não ao preconceito” já não é mais valida , pois ele pediu desculpas por isso… meu pedir desculpas? por causa de uma torcida organizada? nossa não tem o que falar. é muito decepcionante a mentalidade das pessoas hoje em dia.

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

agenda

agosto 2013
D S T Q Q S S
« jul   set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Blogs que seguimos

Cia Fios de Sombra

Teatro de Animação

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

CorpoInConsciência

consciência corporal corpo inconsciência integração equilíbrio resistência alongamento respiração alimentação consciência

Educação Política

mídia, economia e cultura - por Glauco Cortez

%d blogueiros gostam disto: