OPINIÃO: Bem-estar para quem?

21 de agosto de 2013, bairro Chácara Gargantilha, zona rural de Campinas. Falta tudo. Asfalto, saneamento básico e água encanada. Para realizar atividades essenciais como tomar banho e lavar a louça, os cerca de 200 moradores dependem do abastecimento de caminhões-pipa. Quando o serviço é interrompido por algum motivo, o jeito é reunir os baldes que tem em casa, colocá-los na cabeça e caminhar até a mina de água existente no bairro por pelo menos 30 minutos. Uma torneira improvisada por uma das pessoas que vivem por ali facilita a retirada da água.

Jardim Novo Bandeirantes, Campinas. A cratera localizada no meio da rua cresce e se aproxima cada vez mais das casas. O problema existe desde 2011 e oferece perigo aos moradores. Deixar as crianças brincarem por perto nem pensar.

Jardim do Lago 2, Campinas. O mato alto atrai insetos e bichos paras as casas, assim como serve de esconderijo para assaltantes.

Jardim Petrópolis, Campinas. A falta de segurança é tanta que até o motorista de ônibus da linha que passa pelo bairro à noite se recusa a parar no ponto. A saída encontrada pelos moradores é caminhar no escuro até o ponto mais próximo.

Loteamento residencial Campina Verde, Campinas. Uma das ruas possui até CEP (13057-193), mas a única correspondência que chega é a do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Com as outras contas atrasadas e encomendas desviadas, as pessoas passaram a cadastrar endereços de terceiros.

Realidade reduzida

Campinas1

21 de agosto de 2013. É divulgado o estudo do Instituto Nacional de Ciência Tecnologia Observatório das Metrópoles, baseado no Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pesquisa avalia as melhores condições de vida para os cidadãos de regiões metropolitanas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Para surpresa dos moradores dos cinco bairros citados acima, Campinas é considerada a metrópole campeã de bem-estar no Brasil.

O resultado se baseia no Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu). O Ibeu é composto por indicadores de atendimento de serviços coletivos, condições habitacionais e de mobilidade urbana como, por exemplo, o fornecimento de energia, iluminação pública, coleta de lixo e tempo de deslocamento dos cidadãos. Quesitos que podem ser satisfatórios para aqueles que vivem no eixo central da cidade como Cambuí, Taquaral e Guanabara, mas que não representam a realidade da maioria dos cidadãos.

mapa-de-campinas-regiao-metropolitana

Outro dado aparentemente passível de comemoração é o do aumento do PIB (Produto Interno Bruto) da RMC (Região Metropolitana de Campinas), que atingiu R$ 98,4 bilhões em 2010, segundo dados divulgados pelo IBGE no final do ano passado. O valor é superior ao PIB de cinco dos outros 11 países da América do Sul: Bolívia, Guiana, Paraguai, Suriname e Uruguai.

PIB elevado, metrópole campeã de bem-estar no Brasil, enfim, títulos que atestam a força da economia da região, mas que apenas encobrem problemas sociais visíveis.

Enquanto isso os carros de luxo dividem as ruas com os ônibus lotados. Restaurantes caros com fila de espera destoam da situação de pais e mães de família que fazem as contas para saber se a feira do mês vai caber no orçamento. Discrepância que  não permite que nos iludamos com um índice importante, porém que não condiz com a realidade da nossa região. Comemoração justificável seria ter a notícia que os números de assaltos caíram, que a qualidade do ensino público subiu ou que os políticos começaram a se importar com a população.

assinaturas3

Anúncios

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

agenda

agosto 2013
D S T Q Q S S
« jul   set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Blogs que seguimos

Cia Fios de Sombra

Teatro de Animação

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

CorpoInConsciência

consciência corporal corpo inconsciência integração equilíbrio resistência alongamento respiração alimentação consciência

Educação Política

mídia, economia e cultura - por Glauco Cortez

%d blogueiros gostam disto: