CRÔNICA: O tudo junto e misturado da espiritualidade da Nair (texto colaborativo)

Quando uma pessoa morre, vira santo. Todo mundo lembra-se apenas das generosidades, dos momentos de altruísmo, das benfeitorias… Pois bem, minha avó Nair é uma exceção.  Quem a conheceu com certeza lembra-se do seu riso fácil, da sua alegria e da sua hospitalidade.  No entanto, sem adotar uma visão sincrética e dualista de que o mundo se divide entre bem e mau, acredito que minha avó não gostaria de ser lembrada apenas pelas virtudes. E nem pode. Os seus defeitos eram suas maiores características.  Era meticulosa, dissimulada e um pouco manipuladora. Armas que utilizava com todo o seu ardil para convencê-lo de que seu ponto de vista era o único. Por essa e por outras, minha avó não era somente boa. Paradoxalmente, cunhava que a matéria é intrinsecamente má e que o espírito era intrinsecamente bom.  Mais maniqueísta impossível. Essa filosofia religiosa divide o mundo simplesmente entre bom ou mau. Na Babilônia e na Pérsia do século III surgiu essa vertente, onde seu fundador, o profeta persa Mani, uniu elementos do Hinduísmo, Budismo, Judaísmo e do Cristianismo e acreditava que através de uma revelação divina ia superar as mensagens peculiares de cada religião e desenvolver uma verdade completa. Minha avó era boa e ruim. Pensava que existia o bom e o mau.  O certo e o errado. Em alguns momentos raros de delírio aceitava o meio termo. Às vezes, em meio a alguns surtos de sincretismo religioso surgia uma sabedoria transcendental extraordinária.

Dizia que a pessoa que vem é sempre a pessoa certa. Eu ainda sinto o gosto das lágrimas da minha primeira desilusão amorosa.  Estava de férias na casa da Nair. E minha avó soltou essa máxima com a voz calma de quem tinha estado no inferno dos corações esmigalhados e partidos e voltado para pregar a salvação. Disse: “Filha, ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas que conhecemos têm algo para nos ensinar. Serve para o menino da escola, para seu colega de turma, aquele amigo que você perdeu o contato e até o porteiro que foi gentil ao abrir a porta. As pessoas permanecem na sua vida pelo tempo que é destinado. Nunca pense ‘Que pena que acabou’. Pense que aconteceu à única coisa que poderia ter acontecido”.

Ou seja, nada, nada do que ocorre em nossas vidas podia ter se passado de maneira diferente: era para que aprendêssemos uma lição e seguíssemos em frente. Minha avó acreditava nisso instintivamente. Porque esse é um pensamento com raízes budista. Diz que a vida é feita de inúmeras escolhas e toda vez que você tomar uma decisão, será o momento perfeito.

Em outras ocasiões, ela falava árabe. “Maktub”. Tudo só começa na hora certa, nem antes, nem depois. Somente quando estivermos prontos para ir para a próxima etapa é que iremos. Então apesar dos livres arbítrios, sempre somos guiados ao lugar que nos foi destinado. Maktub. Era para acontecer. Estava escrito nas estrelas. Ou então adotava um viés kardicista e lembrava que se algo acabou em nossas vidas era para nossa evolução.  Pratique o desapego. Deixe ir e siga em frente fortalecido pela experiência. Em seguida, os ensinamentos retornavam ao cristianismo, religião que era fervorosamente defendida, e culminavam no famoso Sermão da Montanha. “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: O dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu mal”. Viva o presente.

Agora, em setembro, faz oito anos que a minha avó me deixou. Eu imagino-a chegando ao céu e descobrindo que os ensinamentos que difundia eram um samba do criolo doido tudo junto e misturado e que todos tinham sua razão. A convivência com ela desenvolveu dentro de mim o profeta Mani em sua mais pura essência: Só que eu ainda estou aguardando pela revelação divina que acredito que me foi reservada. Espero que sim. E espero pacientemente. Enquanto não chega: Obrigada Nair.

assinaturas MARI5

O que você pensa sobre isso?

agenda

agosto 2013
D S T Q Q S S
« jul   set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Blogs que seguimos

Cia Fios de Sombra

Teatro de Animação

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

CorpoInConsciência

consciência corporal corpo inconsciência integração equilíbrio resistência alongamento respiração alimentação consciência

Educação Política

mídia, economia e cultura - por Glauco Cortez

