CRÔNICA: Um domingo de futebol

A criança que deveria ter cerca de um ano dormia tranquila no colo da mãe. Logo ao lado, uma senhora que aparentava ser a avó do bebê não tirava os olhos do campo. Cabelos curtos no tom avermelhado, bermuda jeans e, é claro, camisa da Ponte Preta. Ela estava tensa com o resultado do jogo. Naquele momento, a Ponte perdia por um gol de diferença do Fluminense. A partida já estava próxima do fim e a Macaca precisava, pelo menos, do empate para se afastar da degola na 11a rodada do Campeonato Brasileiro.

Ao redor, torcedores irritados e também apreensivos xingavam praticamente todo mundo. Vanderlei Luxemburgo, o juiz, a mãe do juiz, a mãe de Luxemburgo, os jogadores da Ponte, os jogadores do time carioca, enfim, todos. “Luxemburgo seu filhadapu…” era o xingamento preferido entre os pontepretanos que assistiam ao jogo na área das cadeiras numeradas. Mas também havia alguma mais criativo que chegou a soltar um “Carlinhos, vai jogar futvôlei!”.

Imagem

A menos de um metro da vovó torcedora, um vovô torcedor com uma vitalidade e equilíbrio de dar inveja. Também vestindo a camisa da Ponte, ele passou o jogo inteiro em cima de uma pilastre estreita e com o “radinho” no ouvido. Ele, inclusive era um dos que xingavam energicamente o novo técnico do Fluminense. “Luxemburgo seu vendido! Filhadapu…”

ImagemMais a frente, de pé, dois homens em torno dos seus 30 anos batiam na grade e davam orientações aos jogadores como se eles fossem ouvir. “Parem de ficar tocando bola. Vão pra cima deles porr…”

O sorveteiro já não era visto. Nem o vendedor de pipoca. Faltavam poucos minutos para o juiz apitar o fim da partida. A pequenatorcida do Fluminense aguarda ansiosa por isso. Principalmente depois do capitão e principal jogador do time, Fred, já ter perdido um pênalti.

Só que aos 40 minutos, a Macaca resolveu parar de ficar só na troca de passes e partiu pra cima do Fluminense. O atacante Alemão deixou a bola na cara do gol e William marcou. A vovó, o vovô e os dois jovens gritaram de alegria e alívio. Assim como os quase 6 mil torcedores presentes no Moisés Lucarelli. A pequena torcida do time carioca se calou. A da Ponte ecoou pelo Majestoso. “Ponte, Macaca querida, amor da minha vida, sou louco por você! Ponte, Macaca querida, amor da minha vida, sou louco por você…”

Os 5 minutos de acréscimo não foram suficientes para a Ponte nem para o Fluminense marcarem mais um gol e o jogo terminou no 1 a 1. Resultado justo para uma partida morta que era importante para os times, mesmo que por motivos diferentes.

Para a equipe campineira, o empate em casa não afastou o temor pelo rebaixamento. A Macaca foi dormir com apenas 11 pontos e ocupando a 15a posição na tabela. Já o time carioca não está muito longe não e amarga a 11a posição com 13 pontos. Falo amarga, porque a missão dada a Luxemburgo foi de brigar pelo título. Só que para isso, ele precisa entender o que está acontecendo com o Fred que perdeu dois pênaltis nos últimos dois jogos. Estatística amenizada por ele na quarta anterior quando o mesmo fez um gol e levou o time à vitória. Só desta vez coube ao Gum marcar aos 4 minutos do segundo tempo e o Fluminense teve que se contentar com o empate.

Na saída do estádio, os pontepretanos comentavam o jogo. Ninguém muito satisfeito, mas tampouco revoltados. Apenas esperavam mais do time. A próxima partida será contra outra equipe do Rio de Janeiro, o Vasco. Só que no São Januário. O desafio talvez seja até maior. Mas no futebol o favoritismo termina quando a bola rola no campo. Resta somente desejar boa sorte a Ponte Preta.

assinaturas3

Anúncios

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

agenda

agosto 2013
D S T Q Q S S
« jul   set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Blogs que seguimos

Cia Fios de Sombra

Teatro de Animação

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

CorpoInConsciência

consciência corporal corpo inconsciência integração equilíbrio resistência alongamento respiração alimentação consciência

Educação Política

mídia, economia e cultura - por Glauco Cortez

%d blogueiros gostam disto: